O Torre da Memória - Encontro de gerações à volta do mar é um projeto promovido e implementado pelo Quarteto Contratempus e financiado pelo Programa Active Citizens da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Bissaya-Barreto.

Pretende envolver 54 jovens e 108 idosos em situação de vulnerabilidade residentes no concelho de Esposende. É um projeto dedicado à capacitação de jovens vulneráveis de Esposende, ao envelhecimento ativo dos idosos da comunidade piscatória de Esposende e à promoção da inclusão de ambos os grupos-alvo. Os principais objetivos, o aumento significativo das competências linguísticas, inter-relacionais, criativas e sociais dos jovens participantes, e uma maior oferta de atividades culturais e sociais para os idosos.

Quando analisamos os dados para o concelho de Esposende, verificamos que a região apresenta uma situação de envelhecimento estrutural e uma comunidade piscatória cada vez mais extinta. Perante este diagnóstico, torna-se evidente a necessidade de atuar e promover ações que respondam a estas necessidades, capacitando os jovens e promovendo atividades de empresa, diversão e convívio para os idosos, mas também ações que promovam a inclusão da comunidade piscatória e dos preservação e recolha do seu legado patrimonial.

O projeto “Torre da Memória” desenvolve-se a partir destas necessidades identificadas, estabelecendo como principais objetivos um aumento significativo das competências linguísticas, inter-relacionais, criativas e sociais dos 54 jovens participantes, e uma maior oferta de atividades culturais e sociais para os 108 idosos . Espera-se que, após o término do projeto, os jovens possam continuar a trabalhar o tema em que se baseia o plano de atividades, cultivando uma relação próxima com os idosos da comunidade: a recolha e preservação do património cultural imaterial da mar.

O plano de ação para este projeto foi desenhado com base em 4 componentes fundamentais: educação, sensibilização intergeracional, gestão, comunicação e formação. Estas deverão ser implementadas em conjunto com o Fórum Esposendense, que é um dos parceiros que têm papéis fundamentais nas várias fases e esferas de execução do projeto.

A componente formativa alimenta, através da formação, a componente de sensibilização intergeracional, durante a qual os jovens se encontram com os seniores para momentos de convívio e convívio, que são partilhados e divulgados junto da população em geral, utilizando os objetos criados que divulgam e promovem a memória, bem como como desconstruir os preconceitos associados a esses grupos vulneráveis ​​e estabelecer pontes de comunicação com a população em geral.

Os principais parceiros são: Fórum Esposendense, Município de Esposende, ASCRA, Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, Escola EB 2-3 Rodrigues Sampaio, Universidade do Porto - Faculdade de Sociologia.